CUBA

CUBA

Pin It

CUBA

TERRA COM ALMA

 

Cuba é uma Vila e sede de Concelho que pertence ao distrito de Beja do qual é um dos concelhos com menor área, com aproximadamente 170Kms.  Localizado a 18 km da capital do distrito é dominado pela planície Alentejana com altitude média a ficar-se pelos 187 metros em relação ao nível medio do mar.

Limitado pelos Concelhos de Viana do Alentejo e Portel, a Norte; pelo de Vidigueira, a Este, pelo de Beja, a Sul; e pelos de Ferreira do Alentejo e Alvito, a Oeste; é constituído pelas Freguesias de Cuba (a mesma Sede de Concelho), Vila Alva, Faro do Alentejo e Vila Ruiva. Esta última freguesia é constituída pelas aldeias de Vila Ruiva e Albergaria dos Fusos.

 

HISTÓRIA DO CONCELHO

A ocupação humana do território que é hoje em dia o concelho de Cuba remonta ao período da pré-histórica, comprovado por achados que confirma a existência de uma civilização megalítica cerca de 3000 anos antes da nossa era. No concelho existem várias Antas, umas situadas nos arredores de Vila Alva e outras próximas de Albergaria dos Fusos.   Do período do paleolítico foram encontrados diversos objetos em sílex, machados e outros utensílios.

A chegada dos Romanos trouxe a estas terras um salto civilizacional tal como aconteceu por toda a Península Ibérica, podendo ser encontrados inúmeros vestígios e algumas construções como é o caso da ponte sobre a ribeira de Odivelas, a represa de Vila Alva, vilas rústicas da Panasqueira e do Monte do Outeiro.

Do período árabe não se encontram monumentos ou ruínas muito provavelmente porque as lutas da Reconquista, conduziam na maior parte das situações á destruição das vilas ou aldeias.

A fundação da vila de Cuba, de cariz eminentemente rural, ter-se-á Monte do Outeiro e migrado depois para as proximidades do primeiro lugar eventualmente devido á proximidade de melhores terrenos. Os registos que referem a existência de Cuba são do Século XIII, quando a povoação pertencia ao concelho de Beja e depois ao de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Os direitos de Cuba ficaram depois na posse de D. Dinis e de D. Fernando, que fez doação ao fidalgo castelhano Afonso de Carvajal, tendo-lhe pertencido até 1374, data em que este abandonou o reino. Seguidamente deu-a de “jure e herdade” a Vasco Martins de Melo, seu guarda-mor.

No Século XVI pertenceu ao Infante D. Luís, quarto filho do segundo casamento de D. Manuel. Foi este infante que mandou construir o chamado Paço dos Infantes, de que hoje apenas resta um portal manuelino colocado como porta da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Rocha. Nesta Palácio jantou D. Sebastião em 1573. O concelho foi criada em 1782, por alvará de D. Maria I, e passaram para o concelho de Cuba, as freguesias de Pedrógão, Marmelar, Selmes e parte de S. Matias. Nessa época, Vila Alva, Vila Ruiva, Faro do Alentejo e Albergaria dos Fusos ainda constituíam concelhos independentes. A situação manteve-se até 1839, quando os últimos quatro concelhos foram extintos.

Vila Ruiva (Concelho de Cuba)

Foi vila e sede de concelho até ao início do Século XIX. Pertenceu ao Real Mosteiro da Conceição de Beja. Tem uma bonita Igreja Matriz, de invocação de Nossa Senhora da Encarnação. Ostenta uma ponte romana sobre a Ribeira de Odivelas, também denominada por “Ponte de Vila Ruiva” e uma barragem também romana, conhecida como Barragem de Nossa Senhora da Represa.

Vila Alva (Concelho de Cuba)

Tem como orago Nossa Senhora da Visitação e merecem uma visita os seguintes locais: antas, adegas rústicas, Igreja Matriz, Museu de Arte Sacra e Arqueologia, Igrejas de São João e de Santo António.

CUBA

Terra com alma.

Video publicado no Youtube pelo Municipio de Cuba

VISITAR CUBA

Contactos ao seu dispor para planear a sua viagem

CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA

Rua Serpa Pinto n.º84
7940-172 Cuba

Telef: 284 419 900

Email: geral@cm-cuba.pt

NA INTERNET:
Site: cm-cuba.pt/
Facebook: facebook.com/municipio.cuba

CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA

Rua Serpa Pinto n.º84
7940-172 Cuba

Telef: 284 419 900

Email: geral@cm-cuba.pt

NA INTERNET:
Site: cm-cuba.pt/
Facebook: facebook.com/municipio.cuba

POSTO DE TURISMO

Situado no centro da Vila de Cuba, o Posto de Turismo de Cuba, é o local onde se pode dirigir para ficar a saber, o que fazer, o que visitar, onde comer, onde dormir e ainda os eventos que acontecem.

Largo Cristóvão Colon
7940-172 Cuba

Telef: 284 419 903 / 963 709 475

E-mail: turismo@cm-cuba.pt

Horário de Funcionamento:
Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

NA INTERNET
Site: //visitcubaalentejo.pt/
Facebook: facebook.com/visitcubaalentejo/

POSTO DE TURISMO

Largo Cristóvão Colon
7940-172 Cuba

Telef: 284 419 903 / 963 709 475

E-mail: turismo@cm-cuba.pt

Horário de Funcionamento:
Das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

NA INTERNET
Site: //visitcubaalentejo.pt/
Facebook: facebook.com/visitcubaalentejo/

APROVEITE A SUA VISITA

Eis o que vos espera em Castro Verde 

O QUE COMPRAR

bREVEMENTE

A sua empresa ou negócio não consta desta lista? E gostaria que constasse?  

Contacte-nos.  Adicionar a sua empresa e/ou publicar a sua página é GRATUITO e sem obrigações

LOCALIZAÇÃO

Descubra onde fica Castro Verde

COMO CHEGAR

O Concelho de Cuba tem ligações rápidas e fáceis a Évora e Beja, assim como assim como a outras partes do país, através do IP2 e o EN 256, com ligação à A6 respetivamente, facilitando as viagens até á região de Lisboa. Da mesma forma estão também asseguradas ligações comódas e rápidas tanto à região Centro e Norte, e também a Espanha tanto por Badajoz ou pela fronteira de Vila Verde de Ficalho.

Para sul o IP2 é a principal via fazendo ligação à A2 (Algarve/Lisboa), ou seguindo o IC27 até Vila Real de Santo António.

DISTANCIAS A PERCORRER ATÉ CUBA

  • Beja - 19 Km
  • Évora - 60 Km
  • Lisboa - 176 Km
  • Faro - 166 Km

GALERIA DE IMAGENS

Veja um pouco de Cuba

REDES SOCIAIS

Siga, goste e partilhe o que se passa em Castro Verde
© 2023 Guia Rural. Designed By Helder Custodio

Guia Rural é uma marca registada

 

 

logo guia rural 750 wide