VIDIGUEIRA

VIDIGUEIRA

Pin It

VIDIGUEIRA

A VILA DOS GAMAS


O concelho da Vidigueira fica no coração do Alentejo, na fronteira do Baixo com o Alto Alentejo, entre Beja e Évora. A Serra do Mendro, que dá corpo a essa fronteira, abriga o concelho pelo lado norte; a leste corre o Rio Guadiana, enquanto a sul e oeste se espraia a vasta planície.
Na serra, os montados alimentam de bolota o porco alentejano, dando origem a saborosos enchidos e presuntos, e a flora silvestre dá às abelhas a matéria-prima para um mel de primeira. Na planície, as hortas, os laranjais, e a trilogia mediterrânica que domina os campos, feita de searas, olivais e vinhas, dá origem a afamados produtos de qualidade (o pão, o azeite, e sobretudo, o vinho) que projetam o nome da Vidigueira no exterior.
É neste cruzamento de serra, planície e rio, que assenta a diversidade e o caracter excecional destas terras de pão e de vinho, e suas gentes de paz e de cante.


HISTÓRIA

A história da região estende-se ao longo dos séculos, mantendo-se até hoje vestígios dos povos que por lá passaram. Na riqueza histórica são notórias as influências da igreja católica. Entre o valioso património da Vila da Vidigueira destacam-se a Igreja de S. Francisco, a Torre do Relógio e a Torre de Menagem (vestígio do que foram os Paços do Castelo).
Esta riqueza de património histórico também é visível no resto do concelho. Em Pedrógão, está presente na Igreja Matriz, Torre do Relógio e Ermida de Santa Luzia. Na aldeia de Marmelar, já no sopé da serra, sobressai entre o típico casario, a Igreja Paroquial de Sta. Brígida, de inspiração mudéjar.
Selmes é uma aldeia tradicional na planície alentejana, atravessada pela Ribeira do mesmo nome, sobre a qual se ergue uma pequena ponte que se diz ser romana. Dos seus monumentos destacam-se a Igreja Matriz de Sta. Catarina e um conjunto urbano típico, pontuado por 6 nichos em alvenaria que constituem as Estações da Via Sacra. Na mesma freguesia, mas já no sopé da serra, está Alcaria da Serra, pequena aldeia de interessante arquitetura popular, onde se destaca a Igreja de N. Sra. das Relíquias.
Nas proximidades da Vila de Frades, encontram-se as Ruínas Romanas de S. Cucufate. Este impressionante conjunto arquitetónico é exemplar único na Península Ibérica por conservar ainda um primeiro andar. Posteriormente adaptado a Convento, manteve-se aberto ao culto até ao século XVIII. Podem visitar-se também na povoação e arredores, as Igrejas Matriz e da Misericórdia, as Ermidas de S. Brás e de Sto. António.


PAISAGEM

O território em que se inscreve o concelho de Vidigueira, localizado entre Beja e Évora, encontra-se ladeado a norte pela Serra do Mendro, a leste pelo rio Guadiana e a sul e a oeste pelas vastas planícies em que os horizontes se dilatam. Graças à sua vegetação exuberante, à abundância das águas, à riqueza das hortas e pomares e ao facto de estar encostada à Serra do Mendro já foi apelidada de “Sintra do Alentejo”. A diversidade paisagística existente, dominada pelo património natural mas também pelo património humanizado, propícias vivências únicas e harmoniosas.

Foi neste ambiente em que os humanos se estableceram há milénios, passando por vários periodos da civilização até chegarmos aos dias de hoje.  Existem pelo concelho vários sitios arqueológicos que revelam ao visitante a presença dos vários povos que por aqui existiram.   Eventualmente o elemento mais marcante será a Vila Romana de Cucufate.   
Depois a reconquista cristã, foram-se erguendo ermidas e igreas por estas terras, que para além de locais de culto, são hoje um testemunho da história e da fé das populações.


GASTRONOMIA

Sopas
A Vidigueira orgulha-se da sua gastronomia tradicional, que reúne à mesa os produtos regionais, como o pão, o azeite, as carnes e peixes do rio, numa combinação original e saborosa. O extenso receituário inclui pratos simples, como a típica açorda d'alho, ou outros mais elaborados. Segredos passados de geração em geração, que conquistam quem tem a boa sorte de os degustar.

Carne
Na serra, os montados alimentam de bolota o porco alentejano, dando origem a saborosos enchidos e presuntos. O borrego é outro dos animais criados na região. A caça, uma atividade com bastantes adeptos, fornece também carnes de qualidade, que estão na base dos tradicionais ensopados e assados. Um manancial de pratos que ganham fama fora das fronteiras do município.

Peixe
A influência do rio Guadiana na gastronomia da Vidigueira traduz-se em imensas receitas à base de peixe. Os pescadores trazem para a mesa enguia, sável, saboga, lampreia, tainha, bogas, corvina, esturjão e robalo. A arte da culinária alentejana transforma o peixe fresco em pratos de complexidade diversa e de dar água na boca.

Petiscos
Confecionados à base de carnes, moluscos e legumes, a mesa alentejana é rica em petiscos. No verão, os caracóis e as ameijoas estão prontos para ir ao lume, temperados com uma mão cheia de ervas aromáticas colhidas no campo. No inverno, os cogumelos da região, conhecidos como silarcas, são preparados com ovos ou carne frita, um verdadeiro manjar dos deuses.

Doçaria
A gila e o mel fazem parte intrínseca da doçaria alentejana. Receitas que são relíquias legadas pelas freiras e doceiras, passadas de geração em geração. Dos fornos da Vidigueira saem biscoitos e bolos regionais como as popias, bolos de mel, bolos folhados e escarapiadas. No Natal sobressaem as filhós e na Páscoa o arroz doce e o tradicional folar.

Fontes: Municipio da Vidigueira /  Wikipedia / Outras

Pin It

CASTRO VERDE

VIDIGUEIRA

A cidade do vinho

VISITAR VIDIGUEIRA

Contactos ao seu dispor para planear a sua viagem
CÂMARA MUNICIPAL
Praça da República
7960-225 Vidigueira
Telefone: 284 437 400
NA INTERNET
Site oficial:cm-vidigueira.pt
CÂMARA MUNICIPAL
Praça da República
7960-225 Vidigueira
Telefone: 284 437 400
NA INTERNET
Site oficial:cm-vidigueira.pt

POSTO DE TURISMO DA VIDIGUEIRA
Edifício das Piscinas Municipais - EN 258
7960-313 VIDIGUEIRA

Telefone:284 437 410

E-mail: postoturismo@cm-vidigueira.pt

----------------------------

MUSEU MUNICIPAL DA VIDIGUEIRA
Praça Vasco da Gama, 1
7960 - 225 Vidigueira

Telef: 284 437 410

E-mails:
E.museu@cm-vidigueira.pt
E.turismo@cm-vidigueira.pt

POSTO DE TURISMO DA VIDIGUEIRA
Edifício das Piscinas Municipais - EN 258
7960-313 VIDIGUEIRA

Telefone:284 437 410

E-mail: postoturismo@cm-vidigueira.pt

----------------------------

MUSEU MUNICIPAL DA VIDIGUEIRA
Praça Vasco da Gama, 1
7960 - 225 Vidigueira

Telef: 284 437 410

E-mails:
E.museu@cm-vidigueira.pt
E.turismo@cm-vidigueira.pt

APROVEITE A SUA VISITA

Eis o que vos espera em Castro Verde 

O QUE FAZER

Brevemente

A sua empresa ou negócio não consta desta lista? E gostaria que constasse?  

Contacte-nos.  Adicionar a sua empresa e/ou publicar a sua página é GRATUITO e sem obrigações

LOCALIZAÇÃO

Descubra onde fica Vidigueira
COMO CHEGAR
O IP2 liga a Vidigueira ao norte e sul do país. Quem vem de Lisboa, deve seguir pela A6 em direção a Évora, sair na primeira bifurcação para Évora. Continuar no sentido de Beja até apanhar o IP2.
Para quem viaja do Algarve, pode seguir na A2 até à saída de Castro Verde. Continuar na direção de Beja onde vai apanhar o IP2 no sentido de Évora.
A estrada nacional 258 liga a Vidigueira a Moura, em direção a Espanha.

GALERIA DE IMAGENS

Veja um pouco de Vidigueira

REDES SOCIAIS

Siga, goste e partilhe o que se passa em Vidigueira
© 2023 Guia Rural. Designed By Helder Custodio

Guia Rural é uma marca registada

 

 

logo guia rural 750 wide